Livros publicados por pesquisadores/as do PPGL entre 2017 e 2020 (para capítulos, artigos e demais publicações, conferir lattes de cada docente)
2020
CONCEIÇÃO, Mariney; SILVA, Kleber A. Experiências no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas. Campinas: Pontes, (no prelo).
LABORDE, E. P.; RIBEIRO, Ormezinda Maria; NAVES, R. R. (Org.). Meditações e cantares poéticos de Antonio Machado: aos 80 anos de sua morte [1875-1939]. 01. ed. Campinas- SP: Pontes, 2020.
MEDEIROS JUNIOR, Paulo; GUESSER, S. L.; LUNGUINHO, Marcus Vinicius; GUERRA VICENTE, Helena (Org.) . Relativização e Clivagem no PB: sintaxe, aquisição, diacronia e experimentação. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020. 239p.
ORTIZ ALVAREZ, Maria Luisa. Políticas de (des)valoriz(ação) do ensino de Españhol no contexto brasileiro: desafios e ações. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020. v. 2. 362p.Y, A.
RAZKY, Abdelhak; OLIVEIRA, M. B.; LIMA, A. F. (Org). Estudos Geossociolinguísticos do Português Brasileiro - Volume 2. 01. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. 282p.
RAZKY, Abdelhak; SFAR, I.; SOUTET, O. MEJRI, S. A variação nas línguas: universais compartilhados e idiomaticidade dinâmica / De la variation dans les langues : universaux partagés et idiomaticité dynamique. Araraquara: Letraria, 2020.
SILVA, Kleber A.(Org.) Línguas Estrangeiras/Adicionais, Educação Crítica e Cidadania. 1. ed. Brasília: Editora da UnB, 2020.
SILVA, Kleber A.; ROQUE-DE-FARIA, H. (Orgs). A formação de professores de línguas e o PIBID: experiências, crenças e identidades. 1. ed. Brasília: Mercado de Letras, 2020.
SOUZA, Ana; ORTIZ ALVAREZ, Maria Luisa. (Org.). Português como Língua de Herança: uma disciplina que se estabelece. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020. v. 1. 369p.
SOUZA, Ana; SILVA, Kleber A. (orgs.) O ensino de português do Brasil – uma herança, um acolhimento, Londres: JNPBooks, 2020, 205p.
2019
ARANDA, M. C.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M.; PEREIRA FILHO, C. A.; SILVA, Kleber A.; NASCIMENTO, J. F. (Orgs). Professores de línguas em foco: identidades, cultura, crenças e tecnologias. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019.
BORTONI-RICARDO, S. M. F.; MAGALHÃES, R.; FREITAS, V. A. DE L.MACHADO, V. R. (Org.). Por que a escola não ensina gramática assim?. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2019.
CABRAL, A. S. A. C.; Jennings, E. ; Pinto, S. de B. Manual linguístico de apoio ao atendimento de saúde junto ao povo zo'é. Brasiíia: LALLI, 2019. v. 1. 226p .
CAETANO, Carmen; RIBEIRO, O. M. (Org.). Em busca de um Novo Horizonte: narrativas sobre educação' arte e resistência. 1. ed. Brasilia: REDEXP, 2019. v. 1. 327p
DIAS, Juliana (org.). Ler e (re)escrever textos na universidade: da prática teórica e do processo de aprendizagem-ensino. 2. ed. Campinas: Pontes, 2019. 359p.
FINARDI, K. R.; SCHERRE, Maria Marta Pereira; TESCH, L. M.; CARVALHO, H. M. A diversidade de fazeres em torno da linguagem: universidade, faculdades e educação básica em ação. São Paulo: Pontes, 2019. 376p. (L4)
FINARDI, K. R.; SCHERRE, Maria Marta Pereira; VIDON, L. N. Língua, discurso e política. São Paulo: Pontes, 2019. 259p. (L4)
GOROVITZ, S. ; GOMES, Dioney Moreira. Fronteiras linguísticas em contextos migratórios. 1. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019. 296p.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; PEREIRA FILHO, C. A.; ARANDA, M. C.; SILVA, Kleber A; NASCIMENTO, J. F. (Orgs). Professores de línguas em foco: ensino-aprendizagem de línguas, parceria universidade-escola-estágio. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019.
NASCIMENTO, J. F. ; SILVA, Kleber A. ; PEREIRA FILHO, C. A. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; ARANDA, M. C. (Orgs). Professores de línguas em foco: formação, identidade e práticas de ensino. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019.
ORTIZ ALVAREZ, Maria Luisa (org.) Políticas e (des) valoriz(ação) do ensino de Espanhol no contexto brasileiro: desafios e ações. Vol. 2. Campinas: Pontes Editores, 2019.
PILATI, A.; PILATI, Eloisa. (Org.). Línguas, culturas e literaturas em diálogo: identidades silenciadas. 1. ed. Campinas: Pontes, 2019. 244p.
PILATI, Eloisa; SALLES, Heloisa. M. M.; NAVES, Rozana (Org.). Novos olhares para a gramática na sala de aula: questões para estudantes, professores e pesquisadores. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2019. 248p.
RAZKY, Abdelhak; GUSMAO, E. Pesquisas em crenças e atitudes linguísticas. Araraquara: Letraria, 2019 .201p.
RAZKY, Abdelhak; SFAR, I.; SOUTET, O.; MEJRI, S. Variations et dynamiques langagières. Paris: Université Paris Sorbonne, 2019. 571p.
RAZKY, Abdelhak.; LIMA, A. F. DE; OLIVEIRA, M. B.; Nunes C.F.; SANCHES, R. D. Variação e diversidade linguística. Belém: UFPA, 2019. 126p.
RESENDE, Viviane (Org). Decolonizar os estudos críticos do discurso. 1. ed. Campinas: Pontes, 2019. 202p.
SILVA, Denize Elena Garcia da. Análise do discurso, gramática e contexto social. 1a. ed. Brasília: Thesaurus Editora de Brasília, 2019.366p.
SILVA, Denize Elena Garcia da. Práticas semiótico-discursivas: texto e imagem na (re)construção de identidas. 1a. ed. Brasília (DF): Thesaurus Editora de Brasília, 2019. 267p.
SILVA, J. R.; GOMES, Dioney Moreira. Análise linguística em perspectiva funcional. 1. ed. Natal, RN: Editora da UFRN - EDUFRN, 2019. v. 1. 482p.
SILVA, Kleber A.; PEREIRA FILHO, C. A.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; ARANDA, M. C. ; NASCIMENTO, J. F. (Orgs) . Professores de línguas em foco: currículos de Letras, formação continuada e políticas linguísticas. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019.
SOUZA, Z. P.; ALBUQUERQUE, Rodrigo (Orgs.). A contribuição da neurociência na avaliação psicopedagógica: muito além do laudo. Belo Horizonte: ArteSã, 2019. ISBN 978-85-7074-014-
TEIXEIRA, Z. D.; SILVA, Kleber A. Advérbios: uma análise de propriedades categoriais e suas implicações para o ensino de língua portuguesa. 2ª. ed. Editora CRV: Editora CRV, 2019.
2018
ARAUJO, C. L. (Org.) ; RESENDE, Viviane (Org.). Discurso e pobreza: abordagens sobre classe, raça, gênero, geração e território. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. 275p.
DIAS, Juliana (Org.) Ler e (re)escrever textos na universidade: da prática teórica e do processo de aprendizagem-ensino. 1. ed. São Paulo: Pontes, 2018. 355p.
LABORDE, E. P.; RIBEIRO, Ormezinda M.; NAVES, R. R. (Org.). Textualidades e (re)orientação social na América Latina. 1. ed. Campinas-SP: Pontes, 2018.
PILATI, Eloisa; MOREIRA, B. (Org.). Estudos formalistas das línguas naturais. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. 176p.
2017
CABRAL, A. S. A. C.; LOPES, J. D.; SILVA, A. P. C. E.(ORG.). Esboço da Gramática da Língua Tuparí. 1. ed. Brasília, Distrito Federal, Br: LALLI - UnB, 2017. v. 1. 117p .
COUTO, H. H. Contato interlinguístico: da interação à gramática. 2. ed. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Linguística/UnB, 2017. v. 1. 197p .
MAGALHÃES, Maria Izabel Santos.; MARTINS, A. R. N. ; RESENDE, Viviane. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. 1. ed. Brasília: Editora UnB, 2017. 260p.
PILATI, Eloisa. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. 145p.
PILATI, Eloisa; SALLES, Heloisa. M. M.; NAVES, Rozana.Novos Olhares para a Gramática do Português Brasileiro. Campinas: Pontes, 2017. 169p.
RAZKY, Abdelhak; RIBEIRO, C. M. R.; SANCHES, R. Atlas Linguístico do Amapá. São Paulo: Labrador, 2017.
RAZKY, Abdelhak; OLIVEIRA, M. B.; LIMA, A. F. Estudos geossociolinguísticos do português brasileiro. São Paulo: Pontes, 2017. 313p.
RESENDE, Viviane; REGIS, J. F. S. (Org.). Outras perspectivas em análise de discurso crítica. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. 232p.
RESENDE, Viviane.; SILVA, R. B. (Org.). Diálogos sobre resistência: organização coletiva e produção do conhecimento engajado. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. 184p.
SILVA, F. C. O.; VILARINHO, M. M. O. (Org.) O que a distância revela II. Apontamentos analíticos. 1. ed. Brasília: EaD/UnB, 2017. v. 1. 227p.
SILVA, F. C. O.; VIEIRA, Josenia Antunes (Org.). O que a distância revela III. Apontamentos teóricos.. 1. ed. Brasília - DF: EaD/UnB, 2017. v. 1. 206p.
SILVA, F. C. O.; VILARINHO, M. M. O. (Org.). O que a distância revela IV. Diálogos em Português do Brasil como Língua Adicional. 1. ed. Brasília- DF: EaD/UnB, 2017. v. 1. 244p .
SILVA, Kleber Aparecido; NASCIMENTO, J. F. ; SILVA, G. E. Anais da 1ª Jornada Internacional de Linguística Aplica Crítica. Brasília: Universidade de Brasília, 2017.