O Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UnB) instituiu um processo permanente de autoavaliação, seguindo as diretrizes do documento intitulado Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação, o qual foi elaborado por Grupo de Trabalho da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2019 (https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf).  

Para o cumprimento dessa política da CAPES e como uma de suas primeiras ações, o Colegiado do Programa estabeleceu, no Regulamento do PPGL, aprovado em 2023 pelas instâncias competentes da UnB, o seguinte:

 

Art. 9º Será designada uma Comissão Permanente de Estudos e Autoavaliação do PPGL com a finalidade de estudar o desempenho do Programa nas avaliações das agências de fomento e coordenar subcomissões temáticas para analisar e propor soluções para as demandas identificadas no processo de autoavaliação. 

Parágrafo único. A comissão e as subcomissões serão nomeadas pelo/a Coordenador/a, após indicação dos membros pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação, e o mandato dos membros será de 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período.

 

O processo de autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Linguística tem sido conduzido pela Comissão e pelas Subcomissões desde 2022 e consiste em analisar o desempenho do PPGL, identificando, do conjunto de práticas realizadas pelo corpo docente, discente, pelos técnicos e por outros agentes que fazem parte do Programa, os pontos positivos e aqueles que podem ser aprimorados. Como resultado desse processo, o PPGL passou a dispor de dados concretos que permitem ao Colegiado realizar reflexões circunstanciadas para buscar estratégias e metodologias com vistas ao desenvolvimento de ações acadêmicas cada vez mais qualificadas, que resultarão em contribuições relevantes para a sociedade.  

 

A autoavaliação do PPGL é de caráter contínuo, formativo e processual, e se compõe das seguintes etapas:

  1. Sensibilização dos envolvidos no processo
  1. Diagnóstico do Programa
  1. Elaboração do Projeto de Autoavaliação
  1. Método e instrumentos de geração de dados
  1. Análise dos dados
  1. Organização de seminários de autoavaliação
  1. Apreciação de demandas e resultados pelo Colegiado do Programa
  1. Divulgação de resultados por meio de relatórios divulgados no site do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

 

A Comissão de Autoavaliação conta com a participação de docentes vinculados às duas áreas de concentração do PPGL, representantes discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado, e estudantes egressos que atuam na sua área de formação.

 

É importante ressaltar que a participação dos atores sociais que compõem o PPGL, no processo de autoavaliação, produzirá resultados que pretendem aprimorar, por meio de metas de curto, médio e longo prazo, o desempenho do Programa.

 

Rosineide Magalhães de Sousa

Ana Adelina Lôpo Ramos

Coordenação do PPGL

 

 

Projeto de Autoavaliação (em elaboração)

- Atos de nomeação da Comissão e Subcomissões

- Seminários de Autoavaliação 

- Relatórios de Autoavaliação (em elaboração)