Tabela com as seguintes informações:

2020:

autor + título da dissertação (linkada com o banco de teses da BCE)

2019:

2018:

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

  • Adriana Lília V. S. de Andrade
    -
    A VARIAÇÃO DE VOCÊ, E OCÊ NO PORTUGUÊS BRASILEIRO FALADO
  • Alzira Neves Sandoval
    -
    Estruturas de Alçamento do sujeito no Português do Brasil
  • Ana Cláudia B. de Oliveira
    -
    Estratégias Argumentativas Utilizadas nos Discursos Políticos
  • Carmem Jená Machado Caetano
    -
    A alegoria, uma análise Discursiva em: Sombras de Reis Barbudos
  • Célia Aparecida Faria de Almeida - A comunicação entre membros de uma comunidade de surdos e surdocegos de Prata-MG
  • Daisy Bárbara Borges Cardoso
    -
    Variação no uso do modo imperativo: análise de dados em textos de José J. Veiga
  • Fernanda Carolina M. Paiva
    -
    Categorias Co-Textuais em Terminologia Jurídica: Um Estudo da Ordem e das Funções
  • Jadyane Pereira da Silva
    -
    O sujeito leitor nos PCNs
  • Jander Matias de Araújo
    -
    A leitura de obras literárias no Ensino Médio: Uma questão discursiva
  • Josmária Madalena Lopes
    -
    Orações gerundivas Adjetivas no Português do Brasil
  • Karla Cristina Iseke F. Bispo
    -
    A Sintaxe do Objeto Indireto
  • Keli Cristiane Eugênio
    -
    Aspectos sintáticos e semânticos no verto Ir de movimento no Português do Brasil
  • Maria das Graças Alves Ferreira
    -
    Um olhar sobre a Produção de Textos em Língua Portuguesa nos Cursos de Letras
  • Tânia Andréia Gentil Ferreira
    -
    A Geografia Crítica e o Discurso Crítico da Aula de Geografia
  • Poliana Ana Cláudia B. de Oliveira
    -
    Estratégias Argumentativas Utilizadas nos Discursos Políticos
  • Rosana Cristina da Cunha
    -
    O tipo argumentativo no gênero “Carta de Solicitação”: uma experiência no segundo ciclo do ensino fundamental
  • Stefania Caetano Martins de Rezende
    -
    O artigo definido no português do Brasil
  • Thaís Oliveira Fontenele
    -
    A significação no Discurso Multimodal Midiático
  • Zilda Pereira da Silva
    -
    A Construção de sentidos no discurso do profissional de vigilância sanitária

2003

  • Adriana Carvalho Lopes
    -
    Narrativas das adolescentes em Conflito com a Lei
  • Adriana Chan Viana
    -Aquisição de Português por Surdos: Estrutura de Posse
  • Aroldo Leal de Andrade
    - Construções Inacusativas do Português do Brasil: Características e Problemas Teóricos
  • Carmem Cecília Camatari Galvão
    -
    Anamnese como marca perene do exame clínico: um gênero discursivo.
  • Cinthia Carla Ferreira
    -
    A variação do pronome sujeito na fala da comunidade Kalunga
  • Clarissa Helena Feitosa de Lima Gomes
    - Discurso argumentativo sobre o prisma do gênero social: colunas de notas políticas.
  • Eline Alcântara dos Santos
    -
    O discurso do professor: assimetria e intervenção transformadora.
  • Maria Aparecida Silva de Abreu
    -
    Um olhar discursivo sobre Fernando Pessoa
  • Regina Maria Furquim Freire da Silva
    -
    Terminologização e lexicalização: proporcionalidade e divergências
  • Sandra Patrícia de Faria
    -
    A metáfora no LSB e a construção dos sentidos no desenvolvimento da competência comunicativa de alunos surdos
  • Shirley Eliany
    -
    Sujeito coletivo singular em português: concordância e referencialidade
  • Solange de Carvalho Lustosa
    -
    O discurso da violência nos desenhos animados

2002

  • Cleonice Candida Gomes
    - A realização do sujeito em Balanta.
  • Elenita Gonçalves Rodrigues
    - Sobre a consciência e a crítica: discurso, reflexividade e identidade na formação de professores/as afabetizadores/as.
  • Elisabeth Alves
    - Uma perspectiva léxico-funcional de cristalização e variação nos fraseologismos verbais. A linguagem de especialidade de "Economia/negócios/finanças"
  • Eloísa Nascimento Silva Pilati
    - Sobre a ordem verbo-sujeito no português do Brasil.
  • Érika do Carmo Lima Ferreira
    - Vozes e dentidades juvenis: O Hip Hop como representação.
  • Juliana de Freitas Dias
    - Histórias infantis: uma leitura crítica da prática escolar.
  • Juliana Campos de Andrade
    - As construções causativas do português do Brasil na perspectiva gerativa.
  • Marcelo Soares dos Santos
    - O acento em português
  • Maria Benáurea Santos
    - Da História de uma Avaliação a de uma Avaliação da História.
  • Marina Maria Silva Magalhães
    - Aspectos fonológicos e morfossintáticos da Língua Guajá.
  • Wilma Lopes Gomes
    - O diálogo entre Krsna e Arjuna no Bhagavad-Gitá: um estudo sobre a construção do sujeito.

2001

  • Adriana Sidralle Rolim-Silva
    - Práticas de Letramento e Ensino de Língua Portuguesa.
  • Christine Maria Soares de Carvalho
    - Escrita e prática social nos manuais de redação e estilo.
  • Djiby Mane
    - Manjaco, mancanha e pepel: três línguas diferentes ou três dialetos de uma única língua?
  • Ida Boing Magalhães de Sousa
    - Como é construída a compreensão responsiva no Manual da Campanha da Fraternidade.
  • Inêz Gomes Guedes
    - Estudo da valência de alguns verbos da Culinária Arcaica.
  • Maria Francisca Amorim Oliveira
    -O tratamento da sinonímia em dicionário escolar.
  • Maria de Fátima Ferreira Meneses
    - Avaliação de textos produzidos na escola em uma época de mudanças.
  • Maria do Rosário Loiola do Nascimento
    - Definição:paráfrase ou perífrase? Análise de estrutura de definições nos dicionários.
  • Maria Catharina Pires de Mello
    - Da sincronia para a diacronia: a relação termo-conceito em movimento.
  • Rosineide Magalhães de Sousa
    - Gênero textual mediacional: um texto interativo e envolvente na perspectiva de um contexto específico.
  • Sônia Guimarães Gomes
    - Fonologia do crioulo caboverdiano de Santiago.

2000

  • Alexandre Augusto Moraes Muniz
    - Sobre orações causais e explicativas.
  • Ana Maria Brandão Cavalcanti
    - Propostas de microestrutura para dicionário terminológico bilíngüe português-inglês para tradutores.
  • Augusto César Luitgards Moura Filho
    - Reinventando a aula: por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
  • Dioney Moreira Gomes
    - Predicados verbais da língua Mundurukú e modelos lexicográficos.
  • Eliane Ferreira de Sousa
    - Uma visão crítico-discursiva do ensino de língua portuguesa nos cursos supletivos.
  • Helena da Silva Guerra Vicente
    - Relações de gênero social e democracia na Internet.
  • Iane Abiorana Campos
    - A interação verbal em uma comunidade de aprendizagem freireana.
  • João Bosco Bezerra Bonfim
    - O discurso da mídia sobre a fome.
  • Júlio César Neves Monteiro
    - O discurso crítico das práticas de letramento em língua inglesa.
  • Luciana Márquez Cunha
    - Sobre competência comunicativa.
  • Marcelo Domingos Albuquerque
    - A fonologia segmental do Stranan.
  • Marta Carvalho de Noronha Pacheco
    - A consciência lingüística crítica na relação ensino-aprendizagem da língua portuguesa.
  • Patricia Vieira Nunes
    - Principio icônico e tratamento lexicográfico: aplicação aos nomes da língua Mundurukú.
  • Sandra Lúcia Rodrigues da Rocha
    - De uma abordagem funcionalista do léxico do grego antigo para uma aplicação lexicográfica.

1999

  • Alexandre Ferreira da Costa
    - Alfabetização de jovens e adultos e mudança social:prática discursivas de letramento em conflito
  • Erika França de Souza Vasconcelos
    - a leitura crítica no ensino de inglês como língua estrangeira.
  • Flávia Cristina Cruz Lamberti
    - Empréstimos lingüísticos no português do Brasil: uma interpretação variacionista.
  • Maria Bernadete Falcão da Silva
    - O discurso de AA e AL- Anon e de dependentes e codependentes alcoólicos:estratégias argumentativa e intertexto.
  • Rachael Anneliese Radhay
    - Narrativas de casais internacionais: identidade, voz e o outro.
  • Rita de Cássia de Camargos Vieira de Macedo
    - O sistema fonológico do dialeto cigano romanês de Contagem (MG)
  • Valéria de Castro Peres
    - Assimetria de argumentação no discurso do núcleo de prática jurídica da Universidade de Brasília.
  • Vera Lúcia Cordeiro da Conceição
    - Letramento, identidade e gênero social no programa de alfabetização de adultos da Universidade Católica de Brasília- O PAA da UCB..
  • Walkiria Neiva Praça
    - Nomes como predicados na língua Tapirape.

1998

  • Cilene Aparecida Nunes Rodrigues
    - Aspectos sintáticos e semânticos das estruturas médias no português do Brasil:um estudo comparativo.
  • Cíntia da Costa Correa
    - Focalização dialetal em Brasília: um estudo do ¨s¨pós-vocálico e das vogais pretônicas.
  • Clovis Bastos Lacerda Santos
    -
    Algumas questões sobre a construção existencial e sua análise face a dados do português do Brasil.
  • Eliane Soares de Rezende
    - A sílaba no palenquero, crioulo colombiano.
  • Guilherme Veiga Rios
    - Consciência lingüística crítica na interação em sala de aula de jovens e adultos alfabetizandos.
  • Ideval Lima Miranda
    - Legitimação e deslegitimação no discurso sindical docente.
  • Mary Lourdes de Oliveira angotti.
    - A causativização em Mundurukü: aspectos morfossintáticos.
  • Ronaldo Tenório Mejia
    - Política lingüística e política de ensino de espanhol no Brasil.
  • Rozana Reigota Naves
    - Aspectos sintáticos e semânticos das estruturas em verbos psicológicos.

1997

  • Adriana Morcelles dos Santos
    - O futuro verbal no português do Brasil em variação.
  • Beatriz Carreta Correa da Silva
    - Urubu-KA´opor da gramática à história: a trajetória de um povo.
  • Cibele Brandão de Oliveira
    - Do discurso formal para o informal: um estudo de variação estilística no meio acadêmico.
  • Jane Adriana Ramos Ottoni de Castro
    - A 1a. Catilinária de Cícero: uma abordagem discursiva.
  • Maria Cecília de Lima
    - Linguagem e identidade da mulher no contexto da escola e da família.
  • Pedro Henrique Holanda da Costa
    - Crime e castigo:a escrita no discurso da química.
  • Rosa Cecília Freire da Rocha
    - A alternância indicativo/subjuntivo nas orações subordinadas substantivas em português.
  • René Gotlieb Sterehler
    - Análise de categorias de marcas de uso em dicionários.
  • Ulideste Rodrigo de Souza
    - Fonologia do português matogrossense:uma perspectiva crioulista.
  • Vânia de Aquino Silva
    - Análise da variação na concordância verbal em redações de vestibular.

1996

  • Acrísio Magno Gomes Pires
    - As formas V-DO no português do Brasil:características sintáticas e semânticas.
  • Alessandra Vanessa de Aguiar
    - Práticas e eventos de letramento no contexto escolar do surdo.
  • Ana Luiza de Azevedo dos Santos
    - Intertextualidade e gênero no discurso jurídico.
  • Ana Marias de Moraes Sarmento Vellasco
    - Um estudo dos padrões de uso de provérbios na sociedade brasileira.
  • Márcia Pacifici Rangel
    - O projeto "Vira Brasília a educação" na perspectiva da análise de discurso crítica.
  • Vera Aparecida de Lucas Freitas
    - A variação estilística de aluno de 4ª série em ambiente de contato dialetal.

1995

  • Adriana Maria Soares Viana
    - A expressão de atributo na língua Karajá.
  • Edna Cristina da Silva dos Santos
    - A coesão em textos produzidos por alfabetizandos adultos.
  • Emilia Manuela Rodrigues Moutella
    - O gerúndio oracional em português.
  • Márcia Santos Duarte de Oliveira
    - A expressão do atributo na língua Ibibio.
  • Marcia Gutierrez Aben-Athar Bemerguy
    - O desenvolvimento da competência comunicativa em alunos do 1o. grau.
  • Marilia de Nazaré de Oliveira Ferreira Borges
    - Aspectos da morfossintaxe do sintagma nominal na língua Kayapó.
  • Rachel do Valle Dettoni
    - Interação em sala de aula:as crenças e as práticas do professor.

1994

  • Ana Adelina Lopo Ramos
    - O papel do crioulo no ensino da língua portuguesa na Guiné-Bissau.
  • Clarice Pereira Pinto
    - A prefixação: um comparativo entre o português rural e os crioulos de base portuguesa.
  • Sônia Regina Reis da Costa
    - A dimensão intercultural no ensino de português para estrangeiros.
  • Stael Françoise de Medeiros Oliveira Nunes
    - Mecanismos de argumentação no discurso didático religioso.
  • Terezinha Bublitz
    - Análise fonológica preliminar da língua Xorkléng.

1993

  • Jeanete Olinda Silveira
    - O apagamento discursivo na comunicação médico-paeciente.
  • João Domingos Wolff da Silva
    - Os topônimos brasileiros oriundos do Tupinambá e sua adaptação fonológica ao Português.
  • José Natal Barbosa
    - Contribuição à análise fonológica do Suruí no Tocantins.
  • Maria Clara Álvares Dias
    - A variação na concordância nominal:um contraste entre o urbano e o rural na fala brasiliense.
  • Olivia Maria Araújo Menezes.
    - A política do idioma no Brasil: a perspectiva internacional.
  • Shirley Dias Cardoso de Souza.
    - Alguns aspectos morfológicos da língua Arara (Karib).

1992

  • Aderlande Pereira Ferraz
    - Análise contrastiva do polonês da região da Cracóvia (Polônia) com o polonês da Colônia Murici (Brasil).
  • Ana Maria Vasconcelos Dagnino Falcão
    - A coesão na tradução do texto literário: uma questão de discurso.
  • Elisabete da Silva Malvar
    - A realização do objeto direto de terceira pessoa em cadeia anafórica no português do Brasil.
  • Heloisa Maria Moreira Lima de A. Salles
    - Preposições do português: um estudo preliminar.
  • João Dino Francisco Pereira dos Santos
    -Normalização e empréstimos lingüísticos.
  • Laércio Nora Bacelar
    - Fonologia preliminar da língua Kanoê.
  • Leticia de Andrade Félix
    - Aquisição de padrões silábicos por crianças
  • Orlene Lúcia de Sabóia Carvalho
    - O verbo ser na diacronia do português: três séculos em estudo. 

1991

  • Antônio Sérgio Araújo Matos
    - Construções com verbos de percepção no português do Brasil:uma abordagem gerativa.
  • Dalva Del Vigna
    - Segmentos complexos da língua Yuhup.
  • Denize Elena Garcia da Silva
    - A oralidade no discurso narrativo escrito de adolescentes.
  • Euripedes Alves Barbosa
    - Aspectos fonológicos da língua Yatê.
  • Iraquacema Maciel
    - Alguns aspectos fonológicos morfológicos da língua Maku.
  • Maria Emilia de Barros Senna
    - O papel dos aspectos universalistas e particularistas em entrevistas:uma abordagem macroetnográfica.
  • Monica de Fátima Laboissiere e Cunha
    - O discurso da professora: uma questão de poder e solidariedade.
  • Poliana Maria Alves
    - Análise fonológica preliminar da língua Tupari.
  • Rosalvo Gonçalves Pinto
    - O predicado verbo-nominal:uma abordagem gerativa.
  • Teotônio Correia Nunes
    - Conteúdos programáticos de língua portuguesa da rede de ensino público do Distrito Federal: proposta e prática.

1990

  • Geraldo Rodrigues da Silva
    - A interação locutor-ouvinte-entrevistado no programa de rádio.
  • Helena Maria de Vila Gomide
    - Metacomunicação e monitorização na sala de aula: a interação professor-aluno.
  • Herbert Andréas Welker
    - Partículas modais no alemão e no português e as equivalências de aber, eben, etwa e vielleicht.
  • Jane Faustich Diniz Reis
    - O conflito diglóssico português-terena em Limão Verde:um estudo de sociolingüística indígena.
  • Luciana Gonçalves Dourado
    - Estudo preliminar da fonêmica Panará.
  • Mari Lucia Del Fiaco Rocha
    - Sintagma QU- em interrogativas indiretas e relativas livres do português.
  • Teresa Cristina de Souza Silva
    - Estudo preliminar da fonologia da língua Mehinaku.

1989

  • Ana Maria Guimarães Amaral
    - Reações subjetivas de professores de português ao dialeto não-padrão.
  • Iveuta de Abreu Lopes
    - O processo interacional em sala de aula: um estudo comparativo em dois grupos sociais.
  • Janete Melasso Garcia
    - Estudo comparativo das estruturas silábicas no latim clássico e no português padrão.

1988

  • Cristina Madeira Coelho de Almeida
    - A interação discursiva da primeira entrevista terapêutica: reflexões para anamnese fonoaudiológica.
  • Djalma Cavalcante Melo
    - Atitudes lingüísticas e as variedades regionais de fala no Brasil.
  • Josepha da Silva Adant
    - Difusão dialetal: o caso dos alagoanos em Brasília.
  • Luiza Correa e Castro Martine
    - Análise de reprodução e constituição no discurso médico-paciente:solidariedade ou paternalismo?
  • Maria Divina de Freitas
    - A interação do deficiente auditivo na sala de aula: por um enfoque bilíngüe.
  • Maria Inês Dorça Staciarini
    - A política do idioma no Brasil.
  • Takako Naw
    - Bilingüísmo e mudança de código:uma proposta de análise com os Nipo-Brasileiros residentes em Brasília.

1987

  • Alice Tamie Joko
    - Análise contrastiva dos sistemas fonológicos do japonês e do português: subsídios para o ensino do japonês para falantes do português do Brasil.

1986

  • Cirlene Magalhães Almeida
    - Para uma descrição semântico-cognitiva da linguagem metafórica.
  • Elizabeth Seixas Hanna
    - Difusão e focalização dialetal: o caso de Brasil.
  • Lurdes Teresa Lopes Jorge
    - Complementação do nome, relações semânticas e estrutura sintáticas: uma proposta de revisão de análise tradicional.

1985

  • Nelmo Roque
    - Análise automática do sistema lingüístico português: o sistema linga e suas aplicações.

1984

1983

  • Antônio Batista Pereira
    - Geminação e longura nas consoantes de subcodigo urucuiano de Buritis.
  • Beatriz Nunes de O. Longo
    - Aspectos de formação vocabular no português: um estudo comparativo.
  • Carlos Alberto de Oliveira
    - Aspectos do vocalismo do subcódigo urucuiano do município de Buritis: implicações no processo de ensino-aprendizagem.
  • Márcia Elizabeth Bortone Reis
    - Uma análise do ensino da norma padrão para falantes de dialetos não-padrão.
  • Maria Luiza Monteiro Sales Corôa
    - O tempo nos verbos do português uma introdução à sua interpretação semântica.

1982

  • Aliris Porto Alegre dos Santos
    - A redução do ditongo decrescente da linguagem de migrantes de origem rural.
  • Sérgio Antônio Ribeiro dos Santos
    - Geração e análise de cadeias fonotaticas bem-formadas do português.
  • Túlia Pilomia Vogensen
    - Mudança de código em adolescentes bilíngües: um estudo de caso.

1981

  • Eneida Martins de Oliveira
    - Alguns aspectos fonológicos da linguagem dos vaqueiros no município de Serrita.
  • Kawsar Ali Askar
    - Análise contrastiva do sistema sonoro do árabe clássico com o português padrão.
  • Marlene Tisseo Bagatta
    - Os desvios como base do processo criativo da linguagem de Mário Palmério em Chapadão do Bugre.

1980

  • Sylvia Sant`Anna Brisolla
    - As construções SN-ADJ-SPrep em português: um problema difícil de resolve.

1979

  • Enilde Leite de Jesus Faulstich
    - Para uma análise estrutural de campos semânticos.
  • Helena Graça Pitman
    - Ortografia:relação fonema/grafema.
  • Luiz Pires de Oliveira
    - A lingüística e o processo ensino-aprendizagem de comunicação e expressão.
  • Magda de Freitas Querino
    - Tendências normalizantes da pronúncia no Distrito Federal: Gama.
  • Vânia Maria Bernardes Arruda
    - Análise das pseudo-passivas em português.

1978

  • Ângela Maria Souza Carmo Nogueira
    - Idade e aptidão na aquisição de língua estrangeira.
  • Maria Angélica Furtado da Cunha
    - Sobre os tratamentos transformacionais e léxico-interpretativos das construções passivas em português.
  • Maria Auxiliadora Ribeiro Kneipp
    - Uma proposta de análise para o morfema ¨No¨ em português.
  • Maria Olívia Oliveira Lawinsky
    - O uso simétrico/assimétrico dos pronomes e formas de tratamento em Ilhéus (BA).
  • Vânia Maria Bernardes Arruda
    - As passivas de estado e de mudança de estado em português contemporâneo.

1977

  • Elisia Paixão de Campos
    - Uma análise transformacional do possessivo em português.
  • Fábio Bonfim Duarte
    - Análise gramatical das orações da língua tembé.
  • Laura Antonia Perrella Parisi
    - Aspectos de gramática dos advérbios em mente no português do Brasil.
  • Lucia Quental Novaes Almeida.
    - Reflexivos em Português
  • Mariza Vieira da Silva
    - As orações preposicionadas no português coloquial.
  • Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira
    - Pronomes pessoais sujeitos em português: uma abordagem gerativo-transformacional
  • Stella Maris Bortoni
    - Reações de falantes de português à concordância verbal não-padrão.
  • Yara Conceição Machado Ávila Duarte
    - As regras de atribuição do acento primário em língua portuguesa.

1967

  • Odilo Pedro Lunkes
    - Estudo fonológico da língua rikbaktsa

1965

  • Dinah M. M. Isensee
    - O falar de Mato Grosso (Bahia): Fonêmica, aspectos da morfossintaxe e do léxico.
  • Eunice S. L. Pontes
    - Sistema verbal português coloquial do Rio de Janeiro
  • Gilda M. C. de Azevedo
    - Descrição fonológica e gramaticalda língua kiriri, dialeto kipea.
  • Marta M. Oliveira Coelho
    - Fonemas do ronga, Moçambique.
  • Rosa Virgínia Mattos e Silva
    - Diálogos de São Gregório-Livro II (Vida de São Bento) - Edição crítica segundo os três manuscritos portugueses