O Programa assume relevante papel na formação de pesquisadores indígenas. Há corpo docente especializado para a formação de mestres e doutores, os quais têm atuado principalmente na educação intercultural, notadamente na região Norte e Centro-Oeste.

 

Quanto à formação de professores indígenas, destacamos a atuação do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas (LALLI) por sua integração com comunidades indígenas brasileiras, o que também se realiza por meio de assessoria linguística.

 

O Núcleo de Tipologia Linguística (NTL), grupo de pesquisa do CNPq, também atua na formação de pesquisadores indigenas. Seus integrantes pertencem ao quadro da UnB, UFG, UFSC e IRD/CNRS (França). 

 

O PPGL tem contribuído para uma titulação com excelência, pois os egressos do Programa têm-se integrado, sistematicamente, a centros de pesquisa e ensino em todo o País, graças à formação crítica que receberam em nosso Programa, aliada à competência e responsabilidade social.

 

Para saber mais sobre povos e línguas indígenas no Brasil, clique aqui

 

MESTRES(AS) E DOUTORES(AS) INDÍGENAS EGRESSOS(AS) DO PPGL

ANO/NÍVEL PESQUISADOR(A)/_CV_LATTES TÍTULO DA DISSERTAÇÃO OU TESE DEFENDIDA VÍNCULO EMPREGATÍCIO 
2009
Mestrado Edilson Martins Melgueiro Sobre a natureza, expressão formal e escopo da classificação lingüística das entidades na concepção do mundo dos Baníwa Prefeitura Muncipal de Coari Am, PMC, Brasil.; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campusSao, IFAM, Brasil.
2010
Mestrado Aisanain Páltu Kamaiwrá Uma análise linguístico-antropológica de exemplares de dois gêneros discursivos Kamaiurá Aldeia Nafukua - Xingu, ALNA, Brasil.
Mestrado Anita Fermin Vasques Análise linguística de um livro Tikúna. revivendo toru dü ’ü gu Prefeitura Municipal de Benjamin Constant, AM - Brasil.
2012
Mestrado Wary Kamaiurá Awetí e Tupí-Guaraní: relações genéticas e contato linguístico Vínculo não localizado.
2013      
Mestrado Mauro Luiz Carvalho Tempo, modo e aspecto em Mbyá Tambeopé Escola Municipal Pluridocente Indigena Três Palmeiras, EMPI TRÊS PALMEI, Brasil.
2014
Mestrado Kaman Nahukua Um outro olhar sobre o nome em Nafukuá-Kalapálo, uma das línguas Karib faladas no Alto Xingu
Aldeia Nafukua - Xingu, ALNA, Brasil. 
Mestrado Makaulaka Mehinako Uma descrição preliminar das classes de palavras da língua Mehináku, com foco especial na classe dos nomes Vínculo não localizado.
Doutorado Joaquim Paulo de Lima Kaxinawa Para uma gramática da língua Hãtxa kuĩ (Portugês) Escola São Francisco I, ESF, Brasil.
Para uma gramática da língua Hãtxa kuĩ (Kaxinawa)
2015

Doutorado Aisanain Paltu Kamaiwra O Kwaryp de Kanutari : uma abordagem linguística e etnográfica Vínculo não localizado.
Doutorado Nanbla Gakran Elementos Fundamentais da Gramática Laklãnõ Vínculo não localizado.
2016
Mestrado Ana Cristina de Araujo Discursos que revelam o letramento acadêmico na (re) constituição identitária dos educandos da licenciatura em educação do campo  Vínculo não localizado.
Mestrado Valdemir de Almeida Silva
Etnologia indígena : revitalização da identidade cultural e linguística Tupinikim do Espírito Santo  Vínculo não localizado.
Doutorado Altaci Correa Rubim O reordenamento político e cultural do povo kokama : a reconquista da língua e do território além das fronteiras entre o Brasil e o Peru Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Doutorado Wary Kamaiura Sabino Awetýza tiʔíngatú : construindo uma gramática da língua Awetý, com contribuições para o conhecimento do seu desenvolvimento histórico Vínculo não localizado.
2017
Mestrado Nubia Batista da Silva Identidades, vozes e presenças indígenas na Universidade de Brasília sob a ótica da Análise de discurso crítica Vínculo não localizado.
2018
Mestrado Artur Garcia Goncalves Para uma dialetologia baniwa-koripako do rio Içana Vínculo não localizado.
Mestrado Vilma Jose Sabino Kamaiura Resistência e luta : questões de letramentos e identidades de docentes indígenas Vínculo não localizado.
2019
Mestrado Armando Sopre Xerente Particularidades dos sons, nomes, verbos, advérbios e posposições em Akwë (Xerente), família Jê central, tronco Macro-Jê Fundação Fé E Alegria, Cefya, Brasil.
Mestrado Daiane Ramires Sintagmas nominais no Kaiowá : expressão de número e (in)definitude Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo (Aldeia Cachoeirinha, Município de Miranda-MS) e Escola Municipal Felipe Antônio (Aldeia Argola, Município de Miranda-MS)
Mestrado Eliseu Waduipi Tsipre Concordância de número em Xavante: contribuições de um falante nativo para o conhecimento linguístico de sua própria língua Vínculo não localizado.
Mestrado Iram Kav Sona Gavião Nomes, verbos, adjetivos,posposições e predicações na língua dos ikólóéhj (Gavião, fam. Mondé, tronco Tupí) Escola Indigena Zavidjaj Xikovpipohv, Seduc, Brasil.

 

MESTRANDOS(AS) E DOUTORANDOS(AS) INDÍGENAS

NÍVEL

NOME DO(A) PÓS-GRADUANDO(A)/ LINK LATTES

mestrado

Armando Gutierrez Cisneros

doutorado

Artur Garcia Goncalves

doutorado

Edilson Martins Melgueiro

mestrado

Marina Cintia da Silva Guajajara

doutorado

Nubia Batista da Silva

mestrado

Rosileide Barbosa de Carvalho

doutorado

Rosileide Barbosa de Carvalho

mestrado

Tapi Yawalapiti

mestrado

Tiago Iteor Surui

mestrado

Uraan Anderson Surui

mestrado Valkíria Apolinário